Sobre o ALMA4050
O Porto é uma das 100 cidades mais visitadas do mundo e foi eleita, pela Culture Trip, o melhor destino europeu para se visitar em 2019. Segundo a plataforma de viagens, a cidade é um paraíso para quem é “obcecado por gastronomia e design”. Nada mais verdadeiro – assim como não é exagero afirmar que toda semana um novo restaurante abre as portas sob o código postal 4050. Então como escolher o que fazer, visitar e comer? Nós o ajudamos nessa deleitável tarefa. Não temos a pretensão de ser o guia definitivo sobre o Porto. Mas dividimos com você aquilo que visitamos – e aprovamos! – na cidade.
Todos os restaurantes e atrações aqui resenhados foram visitados pelo menos três vezes. E se estão publicados é porque recomendamos: não escrevemos sobre lugares de que não gostamos ou que achamos que não valem a visita. E nem sempre escolhemos pontos turísticos clássicos (até porque muitos sites sobre a cidade já cumprem bem essa missão). Falamos sobre lugares para quem quer conhecer o Porto que não está nos guias, experimentar o dia a dia da cidade e levar para casa mais do que boas fotos nas redes sociais.
Aqui não tem correria. Nossos textos não dão dicas de como fazer check-in em 15 pontos turísticos por dia ou de como experimentar todos os restaurantes da moda em algumas horas. Acreditamos no slow tourism. Vivenciar uma cidade de verdade é mais do que visitar suas lojas descoladas: é passear com calma, almoçar sem pressa, fotografar com alma.