Se há uma coisa que o Porto tem de sobra, são as cafetarias e pastelarias. A qualquer hora do dia é fácil encontrar casas com cafés especiais, pães variados e os incontornáveis doces típicos. É uma festa que exige certo autocontrole para não sair rolando pelas ladeiras da cidade. Como por aqui nosso foco são os programas sem pressa, elegemos três cafetarias perfeitas para um café com bolo num fim de tarde tranquilo.
Early Cedofeita
Esta cafetaria na rua dos Bragas é um dos lugares mais gostosos da Baixa para se tomar um café com calma, degustando sabores e contemplando o dia. A começar pelos janelões com balcões voltados para a rua, onde é possível se sentar e observar o movimento. Revistas de design e artes, à disposição dos clientes, convidam a uma leitura preguiçosa. O cardápio é igualmente aconchegante. Além dos cafés de especialidade, dos ovos e das saladas, todos os dias há pão de fermentação lenta e dois ou três tipos de bolo caseiro – mel, gengibre, banana e sementes de papoula são alguns dos ingredientes frequentes. A decoração modernista da Early, com suas mesas com tampo de mármore e cadeiras dos anos 1950, são também um convite ao sossego e à contemplação do espaço.
Fabrica Coffee Roasters
A variedade – e a qualidade – de cafés é um dos pontos fortes dessa casa na rua José Falcão. Os grãos são trazidos de fazendas produtoras no Brasil, Colômbia, Guatemala, Quênia e Etiópia, e moídos na própria loja. Depois se transformam em expressos, machiatos e os chamados slow coffees – métodos artesanais e mais lentos de preparo –, como o Aeropress e o Chemex. Para acompanhar as bebidas, há sandes, croissants, bolos caseiros e um brownie que deve ser o melhor do Porto. Na ampla casa, reformada para lembrar uma fábrica e com decoração minimalista, é comum ver grupos de estudantes e freelancers trabalhando durante o dia. Aos finais de semana, essa turma dá lugar a turistas (e locais) em busca de brunches e de um cafezinho tranquilo depois do almoço.
Miss Pavlova/ Almada 13
Se além do café você procura por um passeio pelas marcas alternativas portuguesas, a Miss Pavlova, dentro da concept store Almada 13, é boa pedida. A loja é uma espécie de armazém descolado com peças de roupa, artesanato e decoração reunidas em um único espaço. Depois de percorrer sem pressa as araras e balcões do galpão, não perca o café no fundo da loja. Ali há brunches deliciosos, sandes e, claro, as pavlovas, um bolo com base de merengue crocante e recheio farto. Chocolate, maracujá, limão e floresta negra (coberta por um chantilly de comer rezando) são alguns dos sabores, que variam a cada dia. Há mesinhas em torno do balcão e ainda um pátio interno que é o cenário perfeito para um despreocupado café da tarde.