Existe um tipo de restaurante que apreciamos muito por aqui. Ele combina a cozinha tradicional portuguesa com uma releitura contemporânea e levemente elegante, sem pedantismos, em locais acolhedores e igualmente livres de exageros. É verdade que com a explosão do turismo há uma infinidade de pseudo-moderninhos com comida suspeita surgindo toda semana, mas felizmente ainda há belas opções pela cidade onde se encontra comida sofisticada a um preço justo.
O Cantinho do Avillez, na Rua Mouzinho da Silveira, é um dos grandes representantes dessa categoria. A casa foi a primeira aberta pelo chef -superstar José Avillez no Porto, em 2014, e apresenta sabores tipicamente portugueses em apresentações pouco óbvias.
O cardápio tem pratos consagrados na unidade original, em Lisboa – como os peixinhos da horta com molho tártaro, as vieiras marinadas com creme de abacate e as lascas de bacalhau com migas, ovo cozido a baixa temperatura e as famosas azeitonas explosivas – e também novidades locais, como a francesinha feita com mortadela trufada e queijo da Serra ou as vieiras salteadas com risoto de cogumelo Portobello.
Por aqui, apostamos em quatro clássicos: no stake tartare, no polvo assado (servido com migas, coentro e requeijão), que chega à mesa com uma casquinha levemente crocante e carne totalmente suculenta; na Francesinha – que, apesar do excesso de ingredientes trufados, é um dos pontos altos da ementa; e, por fim, o risoto de cogumelos com vieiras, que entrou para a lista de pratos que eu levaria para uma ilha deserta.
Seja qual for a escolha, não deixe de pedir o imperdível couvert, composto por manteiga de trufas, creme de tomate (que lembra um gaspacho) e azeitonas marinadas (com um leve gosto de laranja), além de pães de Mafra na versão torradinha e em fatias frescas e fofinhas. A cesta traz ainda uma broa de milho impecável, que parece nascida para acompanhar a manteiga de trufas.
Entre as sobremesas, a mais famosa é a Avelã ao cubo, servida em um copinho e composta por três camadas: sorvete, espuma e raspas – tudo de avelã, naturalmente. A proposta é, numa única colherada, pegar um pouco de cada camada e sentir a combinação das diferentes texturas. Fez tanto sucesso nos restaurantes de Lisboa que ganhou também uma versão de chocolate. Ambas são saborosas, mas menos do que a fama sugere. Preferi o toucinho do céu com gelado de framboesa – a combinação do doce de ovos bem cremoso com o azedinho do sorvete pareceu mais surpreendente do que a avelã em diferentes texturas.
Dica
Concorrido como todos os restaurantes do chef-celebridade, no Cantinho também é bom fazer reserva – pelo menos nos horários tradicionais de almoço e jantar. Nos demais (a cozinha segue direto nos fins de semana), é mais fácil conseguir uma mesa mesmo sem o agendamento.
Horários do Cantinho do Avillez Porto
De segunda a sexta-feira, das 12h30 às 15h e das 19h à 00h
Sábado e domingo. Das 12h30 à 00h